16 out
Blog

“Não deixo o dever de casa do meu filho com erros de ortografia” 

Você se identifica com essa frase? Ou com essa: “Na semana de provas do meu filho, quase não durmo”? Estes são apenas dois exemplos comuns que escutamos aqui na Filhos.

São declarações que necessitam de uma reflexão mais aprofundada para entendermos como isso poderá distorcer a visão do professor sobre o processo de aprendizagem do seu filho ou na relação que seu filho terá com os estudos.

A responsabilidade pelo dever de casa, como quaisquer outras obrigações escolares, é do seu filho. Nós, enquanto mães e pais, temos a responsabilidade de organizar o ambiente e estarmos dispostos a tirar dúvidas. REPITO, tirar DÚVIDAS E NÃO FAZER POR ELE.

Na live com a Elisama Santos (escritora dos livros EDUCAÇÃO NÃO VIOLENTA e POR QUE GRITAMOS), conseguimos fazer um pouco essa reflexão. (Quem não viu a live, é só assistir! Tá no nosso Instagram @filhosweb, no IGTV.)

Segundo Elisama, a identidade dos nossos filhos reflete nossa própria identidade. E isso deixa os pais inseguros. Por exemplo: eu não sou somente Christiane, sou também mãe da Valentina.

Se a Valentina for uma criança que não estuda e tira zero, eu sou mãe da menina que não estuda e tira zero, entende?

E eu não quero ser a mãe de uma menininha que tira zero, eu quero ser a mãe de uma menina perfeita. Geralmente, levamos a relação com nossos filhos pra o pessoal, sem enxergá-los.

Ela completa: “Eu tenho que enxergar o meu filho como ele é e não por meio das projeções que fiz dele. Se eu o enxergo, se eu o escuto, talvez eu consiga ajudá-lo”. E finaliza, com uma frase linda: “Eu TE VEJO é mais bonito do que eu TE AMO”.

Depois desta live, me escutei mais como mãe e avaliei quais expectativas eu coloco na minha filha, que muitas vezes me tiram a sabedoria de ajudá-la e a entendê-la.

Proponho o mesmo pra você. Nossos filhos ganharão com a nossa consciência.

CHRISTIANE FERNANDES
FILHOSWEB