06 mar
METRÓPOLE

Tem uma escola no caminho do trabalho

 

Na vida escolar de qualquer criança existem grandes marcos. Qual creche? Qual será a escola de meu filho durante a educação infantil? E no ensino fundamental? E no médio? Dificilmente, este aluno fica no mesmo local toda a sua vida escolar.

Estas escolhas precisam vir imbuídas de uma lógica do ponto de vista de metodologia escolar. Geralmente, nós, família, pensamos em mudar de escola exatamente no início de cada um destes ciclos. E será que fazemos as melhores escolhas?

A opção da sua próxima escola tem que ter uma lógica com a escola anterior. “Como a atual escola percebe a aprendizagem e como estas outras escolas que estamos considerando a percebem?”, deve ser sua pergunta.

Parece-me óbvio que se um aluno desde a creche até o quinto ano do ensino fundamental frequentou uma escola com uma proposta montessoriana, a próxima escola a ser escolhida para esta criança/adolescente deverá ter uma coerência com a atual. Na prática, não é isso que se vê. O que infelizmente é determinante na escolha da escola é a proximidade ou não da moradia daquela família ou do trabalho dos pais.

CHRISTIANE FERNANDES
[email protected]